entre meias

quando o frio começa a pintar, é hora de se agasalhar, cobrindo braços e pernas. para essas últimas, as calças são ótimas opções e, nesse inverno, vieram em modelagens tão diversas - skinny, sarouel, carrot (ou cenoura, que é a antiga semi-baggy), baggy, curta, reta... -, que vai ser fácil encontrar "a sua".

quem, contudo, não abre mão de uma saia ou um vestido, pode usá-los com meias-calça. elas, já há um tempo, são oferecidas em cores, texturas, estampas e fios que permitem as mais variadas combinações. e, pelo jeito, a atenção a essa parte do vestuário - que cresceu com o encurtamento das saias - continua grande. vamos ver?

meias opacas e coloridas nos desfiles
da TNG e Isabela Capeto


na hora de escolher uma meia, cabe pensar o que se quer com ela. isto porque além de proteger contra o frio, elas podem enfeitar, sofisticar, dar um toque de sensualidade, compor, comprimir, modelar, disfarçar ou até nos fazer duvidar do seu status de acessório.

as meias nas fotos acima, por exemplo, são opacas - com o fio a partir do 40 - quer dizer, mais "tapadinhas" e, portanto, próprias para o inverno. as cores, por sua vez, ajudam a enfeitar o
look, ou destacando-se (como com os vestidos pretos) ou produzindo continuidade (como com o vestido em tom de vinho/marrom).

a meia também se sobressaiu nas passarelas internacionais.
vejam, no desfile de Narciso Rodriguez, inverno 2010,
que a meia branca é tão importante no look
quanto as partes vermelha e preta


já as meias com o fio abaixo do 40 são transparentes e, quanto mais fino o fio, mais transparente (e também mais sensível, delicada, fácil de furar). o efeito é, por conseguinte, o de visão da pele por detrás da meia, o que acrescenta sensualidade e/ou pouco interfere na composição do figurino.

Reinaldo Lourenço apostou nas meias "transparentes"
e na mesma cor das roupas

e foi exatamente uma meia assim, mais fina, que também a marca Maria Bonita Extra propôs para o inverno 2009 - oferecido ainda pela Lupo, antiga fábrica brasileira de meias. trata-se de um meia transparente, de cor tradicional, mas com o detalhe do "risco atrás". aliás, vocês se lembram que as mulheres, na época da guerra, desenhavam tal risco, direto na pele, para simular a presença da meia? isso nos faz pensar o quanto ela era desejada, rara e cara - não?! de todo modo, o efeito aí, além de ser um charme, sensualiza e produz continuidade.

meias com um toque de sensualidade:
Maria Bonita Extra e Elisa Chanan

também nessa linha, mais sensual, estão as meias-arrastão ou "de rede", que, há muito, já não implicam uma "dançarina de cabaré". a propósito, quem deseja usá-las e, ao mesmo tempo, quer um pouco de discrição, há opções em cores suaves ou em tons de pele, à venda por aí.

e mais, os desfiles do inverno 2009 ainda trouxeram as meias estampadas e ou com desenhos feitos com o próprio fio. ambas interferem no figurino e devem ser combinadas com cuidado, para não provocar uma confusão visual.

as estampadas podem ser usadas com roupas
em um único tom. caso queira usar com roupas também estampadas, dê preferência para estampas com cores iguais ou irmãs.

já as com desenhos feitos com o próprio fio, quando "desenhos fechados", tem o mesmo efeito de uma meia rendada. a idéia aí é combinar com roupas de uma só cor ou
com o jeans, numa atitude meio punk rock - topas?

as meias estampadas seguindo a
regrinha de combinação pelas cores.
Uma, Cavalera e Maria Bonita

e acreditem! vocês ainda vão encontrar outros tipos nas lojas, entre os quais, as meias com brilho. com elas, a idéia é não abusar. logo, se o inverno estiver muito luminoso, melhor deixá-las para a noite.

meia com desenho fechado de fios usada
com roupa na mesma cor e meia brilhante
- mais propícia para a noite -
saindo bem de dia, desde que acompanhada
de peças que quebrem a luminosidade.
nas fotos, modelos de Lino Villavenura e Luella

e então, que tal aproveitarmos que o nosso inverno não é tão rigoroso e que as meias são favoráveis a esse clima de meia-estação? que tal aproveitarmos que as meias não são mais tão caras e nem tão frágeis como antigamente (quando eram de seda) e estão acessíveis até em farmácias e lojas de departamento? que tal aproveitarmos que é possível renovar o visual de algumas peças "antigas" acrescentando apenas uma bela meia?

Alexa Chung (imagem do blog www.garancedore.fr) e
uma pessoa fotografada para o Sartorialist
(www.thesartorialist.blogspot.com)
mostram como o acréscimo da meia-calça faz uma malha ou
uma camisa longa virarem um vestido


só não se esqueçam de dispensar todas as meias estragadas. na hipótese de só ter meias com furinho ou desfiado (exceção para as poucas pessoas que, de forma intencional, provocam furos e desfiados, como um recurso de estilo punk, mas então muitos furos e desfiados), melhor escolher uma calça ou ir com as pernas descobertas, pois os estragos dão a impressão de desleixo. e, na hora de guardar ou lavar, cuidado para não espichar, ok?

Comentários

  1. Oi RAquel!

    Adorei seu blog! Seus textos são muito bons!
    Gostaria que vc conhecesse o meu!
    Inusitados acessórios
    http://inusitadosacessorios.blogspot.com/
    Obrigada!
    Beijos!
    Bruna.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna! Que bom que gostou dos textos. Aliás, eles estão me dando trabalho. Talvez, por isso, eu tenha que reduzir os posts... até encontrar uma "boa medida".
    E já vou passar no seu blog.
    Beijos e obrigada!
    Raquel.

    ResponderExcluir
  3. Adoro meias!

    Especialmente as resndadas e as com costura atrás, feito as das MBE. Aliás, as duas da MBE têm cores lindas lindas, pena que na minha cidade ainda não esfriou o suficiente para usá-las. A Lupo também oferece modelos assim, mas com aquelas cores já conhecidas.

    Parabéns pelo blog!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tbm adoro muito meias! Queria morar numa cidade que fizesse pelo menos 18ºC, para poder usá-las durante o dia!!! Adoro as coloridas e as rendadas, aliás aquela do post que vc falou (roxinha rendada) eu procurava há um tempão, achei graças a K. aí em cima!!!

    ResponderExcluir
  5. oiii raquelll tambem sou de para de minas e amei seu blog....adoro roupas,moda em geralll....parabéns pelo seu trabalho e sucesso sempre...
    bjo,mariana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas