legging?

desde o desfile do Ronaldo Fraga no último são paulo fashion week que eu estou para falar das leggings. é que ele apresentou uma porção delas sob os vestidos de crianças e idosas. naquele momento, era apenas o Ronaldo levando para as passarelas uma idéia já conhecida nossa, a legging usada com vestido, embora tal modelo de calça ainda não tivesse surgido nas apresentações do inverno 2009, ou seja, do fashion rio, que aconteceu um pouco antes da semana de moda paulistana.

Ronaldo Fraga e sua proposta, já conhecida de nós,
da combinação de legging sob vestidos mais sapatilhas.
percebam, contudo, que a dele tem furinhos -
um acréscimo de charme e brincadeira

momentos seguintes a apresentação de Ronaldo, alguns blogs se perguntavam se a tal legging era um "efeito de passarela", isto é, algo que só serviu ao desfile, mas que não chegaria a ser usada pelas pessoas nas ruas.

acontece que a legging vista, em primeiro lugar, na coleção de Fraga, revelou-se enquanto uma tendência de inverno, pois apareceu em vários desfiles subsequentes, como Alexandre Herchcovitch, Amapô, Huis Clos, Glória Coelho, Carlota Joakina, Reinaldo Lourenço, Lino Villaventura, Do Estilista, Neon, etc.

a legging apareceu de muitos outros jeitos, em vários desfiles do spfw.
aqui, Carlota Joakina, Do Estilista e Lino Villaventura

e vc sabe o que é uma calça legging? entende porque a estranheza inicial de alguns blogs de moda em relação ao uso dela? melhor dizendo, entende como o uso da legging traz alguma novidade para o inverno 2009?

a palavra legging é de origem inglesa e vem de leg que, por sua vez, significa perna. a calça legging é, portanto, uma calça bem ajustada ao corpo, acompanhando o contorno da perna. por isso, é confeccionada em tecidos que proporcionam aderência e que tenham fibra do tipo elastano na composição, o que a torna ideal para a prática de esportes.

entretanto, já há um tempinho a legging apareceu sob vestidos e acompanhadas de sapatilhas, como na proposta de inverno do Ronaldo, do Lino, entre outros. a impressão dela usada assim é quase de uma meia-calça, mas sem pé, e o efeito é o de quebra de expectativa de "só vestido".

leggings, brilhos e saltos - luxuosas? e bem distantes das "de ginástica".
Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho e Reinaldo Lourenço

na maioria dos outros desfiles, no entanto, a legging veio poderosa, não mais como uma espécie de meia-calça (enquanto acessório), mas marcando presença, com muitos brilhos, e "duplando" bem com blusas e/ou paletós "grandes" mais sapatos de saltos (!!!), isto é, muito além de vestidos e sapatilhas.

leggings 80: cheias de brilho e contrabalançando blusas e paletós grandes,
nos desfiles da Amapô, Huis Clos e Neon

percebam ainda que uma vez que o tamanho da peça de cima está maior nesse inverno (o paletó do namorado, as malhas grandes de lã e até as "blusonas" e "camisonas"), a legging se tornou um boa possibilidade de contrapeso e essa estética, somada aos brilhos, as vivas cores, as tachas... trazem "novos" ares dos anos 80. que tal?

a Madonna dos anos 80: legging, cores vivas e tachas

Comentários

  1. como q a Madona continua atual em
    eu gosto acho super versátil
    d preferência dessas + compridinhas
    bjux

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o seu blog!

    Adorei o texto. Gosto muito de usar legging sob vestidos, acho que dá sim esse efeito "diferencial" de quebra da expectativa de " só vestido", como você falou, acrescentando até um charme a mais, mas também é super confortável!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. O diferencial atualmente está sendo a legging com efeito molhado, como essa da Madonna mesmo. Leggings de sintéticos fluorescentes e vinil, vem de encontro à tendência "Náuticos".
    Sempre bom passar aqui. E vc, vem pro Fashion Rio? Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Raquel, tudo que é vintage tem o ar mais fofo né? Dá uma fascinação diferente!

    Eu gosto de leggings, mas prefiro meias-calça!

    =****

    ResponderExcluir
  5. eii!! achoo legging lindoo!! e amoo uma d lurex q eu tenho...

    acabei d criar me blog... nao deu tempo d posta nd... mais vo ve se hj ainda eu faço isso... quem puder dar uma passadinha la eu agradeçoo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas