onde o inverno é verão

o inverno 2009 acabou de chegar - deixando os dias mais curtos e as temperaturas (ainda) mais frias - e a temporada de desfiles do verão 2010 brasileiro já está rolando. na quarta passada, aqui em Sampa, começou a são paulo fashion week, logo após o encerramento do fashion rio, na semana anterior. e eu - que ando com os pés gelados! - não tenho acompanhado os detalhes, como fiz na última edição, porque ando muito ocupada com um outro trabalho, que precisa ser concluído.

para quem quer acessar as imagens, os sites Chic (www.chic.com.br), Erika Palomino (www.ericapalomino.com.br) e do próprio spfw (www.spfw.com.br) são algumas boas opções. aos pouquinhos, contudo, espero degustar os looks, localizando as boas idéias, as tendências e os estilos de cada grife.

sem mais, aproveito para falar de algumas impressões que me ficaram desde os desfiles do inverno 2009.

homens, na rua, mostram seu interesse pelo vestir.
imagens no www.thesartorialist.blogspot.com

a primeira delas é uma pergunta, sobre a qual eu ainda não tenho uma formulação, até porque sei que uma resposta apressada pode ignorar alguns aspectos: a moda é, em grande parte, feminina? ela me veio com a enorme desproporção entre os números de desfiles dirigidos às mulheres e aos homens e ainda quanto a possibilidade, nesses últimos, do público masculino, em geral, não se identificar com os looks sugeridos. sei que a cultura e o mercado de moda muito tem a ver com isso e me alegro com a vida real e, por exemplo, com as fotos de estilosos homens nas ruas, que o fotógrafo Scott Schuman, do blog The Sartorialist, faz pelo mundo.

homens pra lá de estilosos no blog
www.thesartorialist.blogspot.com

a segunda delas é que confundimos muito moda, tendência de moda e estilo pessoal. isso provoca algumas injustiças, embora elas sejam tão comuns como alguns erros de português que, por possuírem muita força, acabam aceitos com o tempo. eu, de minha parte, entendi, por exemplo, que ao assistir os desfiles, ou seja, entrar em contato com as tendências de moda, devo percebê-las enquanto merecedoras de críticas, ao mesmo tempo que capazes de trazer novidades - o que pode ser útil na produção de um destaque, tão próprio do estilo pessoal. em outras palavras, aqueles que se interessam em se vestir bem, no sentido de produzir uma boa comunicação a respeito do que se é e do que se acredita, pode descobrir, com as tendências de moda, bons jeitos de fazer essa transmissão, embora não seja uma obrigação, nem uma garantia.

então, esse blog, que se dedica a pensar o estilo pessoal, vai, daqui a pouquinho (ainda no inverno!), trazer umas imagens das coleções de verão, enquanto elementos para a gente pensar e ousar nas produções, ok? até lá, deixo vocês com algumas que já chamaram a minha atenção.

Maria Bonita, Alexandre Herchcovitch e Glória Coelho
na edição de verão 2010 do spfw

alguns looks que provocaram minha admiração
Ronaldo Fraga
, Neon e Osklen

Comentários

  1. é devemos usar o q gostamos mais msm de acordo com nosso estilo, e absorver das passarelas somente o q é apreciado
    e q homens q gostam d se vestir em...
    bjo

    ResponderExcluir
  2. teu blog é muito interessante ...gostei do que vi

    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas