Ronaldo Fraga e Jurema

nesta semana está acontecendo o são paulo fashion week, que é, atualmente, o mais importante evento de moda brasileira. nele, desde o ano de 2001, o estilista mineiro Ronaldo Fraga apresenta suas criações, sempre muito figurativas, cheias de história e poesia.

desfile do Ronaldo Fraga no são paulo fashion week, inverno 2009

no desfile de inverno 2009, Ronaldo colocou na passarela, ao invés dos tradicionais modelos, idosos (todos com mais de 65 anos!) e crianças, o que provocou uma comoção generalizada no público. de acordo com ele, em entrevista ao UOL, a coleção foi inspirada no espetáculo "Giz", de Álvaro Apocalypse - do grupo de bonecos Giramundo - e fala de desamparo e abandono. assim, "surgem" a infância e a velhice, representando o início e o fim, também de um traço de giz.

crianças e idosos na passarela de Ronaldo Fraga

Ronaldo é assim! ele aproveita a chance que tem para dar uma sacudidela numa platéia acostumada a ver uma unidade estética de magreza e perfeição, para fazer arte, ser político, e mostrar beleza em braços enrugados, em cabelos brancos, em gestos espontâneos, sejam lentos, sejam espevitados.

"velhinhos" irreverentes com as roupas de Ronaldo Fraga

ao mesmo tempo a roupa de Ronaldo, segundo algumas análises (no www.spfw.com.br, no www.oficinadeestilo.com.br), prova, apesar da irreverência - que lhe é característica - ser atemporal, ou seja, capaz de vestir qualquer um que se disponha a um pouco de diversão ao desfilar por aí. cabe apontar ainda que é possível reconhecer nas peças, além do conforto, a elegância e a modernidade. vejam!

e também elegantes e modernos

por coincidência, nessa mesma semana eu recebi, aqui no blog, no post "minha roupa", um comentário de uma senhora, a Jurema, mãe de um amigo, que falou do seu gosto por brechós e pelas boas peças que duram décadas.
Jurema, seja muito bem-vinda! suas palavras certamente enriquecerão as idéias sobre estilo, sobre a possibilidade de todos mostrarem seus traços nas roupas que carregam. beijos para você!

estilo em todas as idades

Comentários

Postagens mais visitadas