tendências? ou as boas idéias do spfw?
nos últimos dois posts, aproveitando as companhias de Carmen Miranda e Michelle Obama, comentei um pouco sobre o que é aquilo que é uma tendência ou está na moda e o que é o estilo pessoal. ainda vamos, contudo, tentar esclarecer as diferenças.
a tendência de moda é aquilo que foi trabalhado por muitas marcas e então costuma aparecer nas vitrines. ou seja, é algo que tende a entrar na moda, porque passa a fazer parte do vestuário ofertado por aí. e um exemplo que já dei, de tendência que virou moda, é o da sandália gladiadora. hoje ela está presente em qualquer liquidação de verão e apareceu em canos altos, médios e baixos, com salto e sem salto. além disso, esteve e ainda está presente em muitos editorias de moda e, de modo provável, em pés próximos de você.

Sara Jessica Parker, no filme Sex and the City (2008).
o modelo era da Dior e tinha saltos altíssimos
e será que em 2006 a gladiadora já era considerada uma tendência? ou será que até então ela era apenas uma boa idéia, que, por isso, acabou sendo trabalhada por outras grifes até se tornar uma tendência?
logo, parece-me que o que surge primeiro é uma boa idéia, que pode vir a se tornar uma tendência, e, em seguida, ganhar ou não as ruas. e é aí que cada um, ao identificar uma tendência ou simplesmente ver uma idéia que considere boa, pode se perguntar se aquilo lhe serve, para atualizar o seu modo de vestir, ou não lhe cai bem (questão de estilo!).
vamos, afinal - sem mais delongas! - olhar as boas idéias e as tendências de moda do spfw?
quero começar com uma boa idéia que chamou muito a minha atenção, até porque eu já tinha falado sobre ela no post "especialmente para eles, os joãos". é sobre o uso de botões com cores pouco previsíveis. vejam como esse recurso apareceu bonito no desfile da Cori! uma idéia também fácil (vale como reforma de roupas!), que ajuda a modernizar o look deles e delas.
e nessa última foto, à direita, já surgiu uma outra idéia interessante, que é o trabalho de 2 tipos de manga (ou quase manga) na mesma peça. o que vemos ali é que a Cori conjugou manga comprida com pelerine, mas outras grifes também fizeram seus trabalhos de "mangas duplas".
Oi, Raquel! Que saudades de você, mulher! nem parece que moramos na mesma cidade! Ra, seu blog está lindo demais!! A sua cara!
ResponderExcluirBeijos, com saudades, Manoela