13 janeiro 2009

guarda-roupa entulho - parte 2

há pouco tempo (19/12/2008) escrevi um post sobre "guarda-roupa entulho", com o subtítulo "parte 1". ééé! arrumar o armário dá trabalho e, em geral, custa algumas etapas. ainda aproveitando o gás de ano novo, que tal seguirmos em frente?

como eu havia dito, separe as roupas: as blusas de malha nas gavetas, as camisas, paletós e vestidos nos cabides, as saias e calças em calceiros ou gabides, os shorts e bermudas nas gavetas ou mesmo cabides. o importante é deixar as peças juntas por modelo e cor, já que isso facilita a visualização das quantidades e opções.

sempre se pergunte: gosto dessa roupa? uso? para quê? é que às vezes guarda-se, por exemplo, umas 15 "blusas de ficar em casa", umas 5 calças "de ir para o mato". ou seja, um excesso! ninguém fica tanto em casa e são raros os que vão muito para o mato. esses extras entulham o armário e dão a impressão que se tem muitas roupas. na hora de sair, de ir ao trabalho, percebe-se, porém, que não se tem blusas mais bacanas, mais novas, calças mais sóbrias, menos esportivas. logo, é bom discriminar as
peças também por ocasiões, tipo as "blusas de sair" e as "blusas de ficar em casa" ou os "vestidos" e os "vestidos de festa". e a cada vez, pergunte-se sobre a quantidade de peças dessas categorias. isso vai ajudá-lo (a) a perceber o que se tem em demasia, o que se tem pouco e o que não se tem.

aproveite para ir se desvencilhando do que está muito velho (para não correr o risco de ficar usando por aí) e/ou do que não se gosta mais. afinal, a gente muda. pode apostar! às vezes, o que gostávamos, não gostamos mais.




cabides que ajudam na organização: específicos para cintos e gravatas,
para 3 calças e para gravatas com 2 ganchos extras


outras opções:
para saias, de ganchos (para bolsas, sombrinhas,
colares delicados...) e para "conjuntos" (paletó e calça, paletó e saia...)

os sapatos
costumam ocupar muito espaço no armário e merecem alguns cuidados especiais. eles podem ser colocados em nichos, em gavetas ou mesmo em setores
ou armações exclusivos. se você for amontoá-los, separe-os em caixas transparentes ou saquinhos com visor. nesses últimos, use modeladores ou mantenha os papéis que "armam" os calçados (geralmente são papéis amassados, que vem dentro dos sapatos), pois ajudam a manter-lhes a forma.

como com as roupas, separe-os por tipos. lembre-se ainda de deixá-los ventilar após o uso, antes de guardá-los no armário e de conservá-los com limpeza e visita ao sapateiro. aliás, um bom sapateiro é capaz de pequenos consertos a verdadeiros milagres que darão vida longa ao seus queridos sapatinhos.


sapatos à vista nas sapateiras (especiais ou comuns),
nos saquinhos com visor e nas caixas transparentes

as demais cositas, como bijuterias, bolsas, lenços, chapéus, biquínis ou sungas e tudo o mais, seguem a mesma orientação. devem ser separados por divisórias nas gavetas e/ou usando-se caixas. lembre-se apenas de priorizar a transparência, a visibilidade - que aumenta o aproveitamento das peças - e deixe os fundos para as coisas menos usáveis e grandes (que se vê ao longe).

organizador de gavetas (separa meias, biquínis, cuecas, etc), caixas transparentes, porta-trecos pendurável e
3 tipos de caixinhas (sendo a primeira à esquerda especial para gavetas)

para finalizar, aproveite a variedade de produtos que ajudam na organização do guarda-roupa. ao investir nos "organizadores", a compensação vem com o maior aproveitamento de tudo que fica guardado. de todo modo, as imagens podem inspirá-lo a se virar com criatividade. que tal?

prateleira tipo "canguru", cesto "furado",
armarinho auxiliar, porta-trecos e porta cintos ou colares
(ambos penduráveis também nas portas do guarda-roupa, em geral, pouco utilizadas)

5 comentários:

  1. Adorei as dicas! beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para Raquel.Está muito bom e aborda coisas bem interessantes para a "juventude tão organizada" de hoje.


    jonave

    ResponderExcluir
  3. Oi Raca! Gostei muito do blog. Achei os temas bem legais e as idéias tbm. Acho que vou te contratar pra dar aquele upgrade no meu visu. Bj, Regina

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Adorei suas dicas e tenho uma para vocês também?
    Vocês conhecem os Space Bags?
    São sacos comprimiveis a vácuo resistente ao mal cheiro, poeira, umidade, mofo e insetos. Deixam o guarda roupa super organizado e mantém a roupa limpa e cheirosa.
    Tem vários modelos e tamanhos!
    Comecei a usar eles quando tive problemas com mofo no meu guarda roupa e hoje já não consigo mais viver sem eles!
    Se vocês quiserem mais informações, entrem nesse site: www.spacesolutions.com.br
    Espero que a dica seja útil!

    Até mais...

    ResponderExcluir
  5. Gostei da matéria. Já tinha me disposto a fazer isso, meu maior problema, porém, são os livros. E isso não fica só por minha conta, minha filha de 4 anos tem várias versões dos mesmos contos de fadas, mas não quer se descartar de nenhum. Pensei em escanear, mas meu marido diz que demora muito.

    ResponderExcluir