guarda-roupa entulho - parte 2

há pouco tempo (19/12/2008) escrevi um post sobre "guarda-roupa entulho", com o subtítulo "parte 1". ééé! arrumar o armário dá trabalho e, em geral, custa algumas etapas. ainda aproveitando o gás de ano novo, que tal seguirmos em frente?

como eu havia dito, separe as roupas: as blusas de malha nas gavetas, as camisas, paletós e vestidos nos cabides, as saias e calças em calceiros ou gabides, os shorts e bermudas nas gavetas ou mesmo cabides. o importante é deixar as peças juntas por modelo e cor, já que isso facilita a visualização das quantidades e opções.

sempre se pergunte: gosto dessa roupa? uso? para quê? é que às vezes guarda-se, por exemplo, umas 15 "blusas de ficar em casa", umas 5 calças "de ir para o mato". ou seja, um excesso! ninguém fica tanto em casa e são raros os que vão muito para o mato. esses extras entulham o armário e dão a impressão que se tem muitas roupas. na hora de sair, de ir ao trabalho, percebe-se, porém, que não se tem blusas mais bacanas, mais novas, calças mais sóbrias, menos esportivas. logo, é bom discriminar as
peças também por ocasiões, tipo as "blusas de sair" e as "blusas de ficar em casa" ou os "vestidos" e os "vestidos de festa". e a cada vez, pergunte-se sobre a quantidade de peças dessas categorias. isso vai ajudá-lo (a) a perceber o que se tem em demasia, o que se tem pouco e o que não se tem.

aproveite para ir se desvencilhando do que está muito velho (para não correr o risco de ficar usando por aí) e/ou do que não se gosta mais. afinal, a gente muda. pode apostar! às vezes, o que gostávamos, não gostamos mais.




cabides que ajudam na organização: específicos para cintos e gravatas,
para 3 calças e para gravatas com 2 ganchos extras


outras opções:
para saias, de ganchos (para bolsas, sombrinhas,
colares delicados...) e para "conjuntos" (paletó e calça, paletó e saia...)

os sapatos
costumam ocupar muito espaço no armário e merecem alguns cuidados especiais. eles podem ser colocados em nichos, em gavetas ou mesmo em setores
ou armações exclusivos. se você for amontoá-los, separe-os em caixas transparentes ou saquinhos com visor. nesses últimos, use modeladores ou mantenha os papéis que "armam" os calçados (geralmente são papéis amassados, que vem dentro dos sapatos), pois ajudam a manter-lhes a forma.

como com as roupas, separe-os por tipos. lembre-se ainda de deixá-los ventilar após o uso, antes de guardá-los no armário e de conservá-los com limpeza e visita ao sapateiro. aliás, um bom sapateiro é capaz de pequenos consertos a verdadeiros milagres que darão vida longa ao seus queridos sapatinhos.


sapatos à vista nas sapateiras (especiais ou comuns),
nos saquinhos com visor e nas caixas transparentes

as demais cositas, como bijuterias, bolsas, lenços, chapéus, biquínis ou sungas e tudo o mais, seguem a mesma orientação. devem ser separados por divisórias nas gavetas e/ou usando-se caixas. lembre-se apenas de priorizar a transparência, a visibilidade - que aumenta o aproveitamento das peças - e deixe os fundos para as coisas menos usáveis e grandes (que se vê ao longe).

organizador de gavetas (separa meias, biquínis, cuecas, etc), caixas transparentes, porta-trecos pendurável e
3 tipos de caixinhas (sendo a primeira à esquerda especial para gavetas)

para finalizar, aproveite a variedade de produtos que ajudam na organização do guarda-roupa. ao investir nos "organizadores", a compensação vem com o maior aproveitamento de tudo que fica guardado. de todo modo, as imagens podem inspirá-lo a se virar com criatividade. que tal?

prateleira tipo "canguru", cesto "furado",
armarinho auxiliar, porta-trecos e porta cintos ou colares
(ambos penduráveis também nas portas do guarda-roupa, em geral, pouco utilizadas)

Comentários

  1. Adorei as dicas! beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para Raquel.Está muito bom e aborda coisas bem interessantes para a "juventude tão organizada" de hoje.


    jonave

    ResponderExcluir
  3. Oi Raca! Gostei muito do blog. Achei os temas bem legais e as idéias tbm. Acho que vou te contratar pra dar aquele upgrade no meu visu. Bj, Regina

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Adorei suas dicas e tenho uma para vocês também?
    Vocês conhecem os Space Bags?
    São sacos comprimiveis a vácuo resistente ao mal cheiro, poeira, umidade, mofo e insetos. Deixam o guarda roupa super organizado e mantém a roupa limpa e cheirosa.
    Tem vários modelos e tamanhos!
    Comecei a usar eles quando tive problemas com mofo no meu guarda roupa e hoje já não consigo mais viver sem eles!
    Se vocês quiserem mais informações, entrem nesse site: www.spacesolutions.com.br
    Espero que a dica seja útil!

    Até mais...

    ResponderExcluir
  5. Gostei da matéria. Já tinha me disposto a fazer isso, meu maior problema, porém, são os livros. E isso não fica só por minha conta, minha filha de 4 anos tem várias versões dos mesmos contos de fadas, mas não quer se descartar de nenhum. Pensei em escanear, mas meu marido diz que demora muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas